Notícias

Agentes municipais recebem capacitação sobre inovação

Agentes municipais recebem capacitação sobre inovação

O Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale) realizou nos dias 13 e 14 de setembro (quinta e sexta-feira) uma Capacitação sobre Inovação para agentes municipais dos 19 municípios que fazem parte da rede de atuação do Polo. O evento foi realizado na Agência de Inovação e Relações Institucionais da Unoesc e teve uma boa adesão dos participantes.


Durante o período de capacitação, os representantes dos municípios conheceram detalhes importantes sobre inovação e que influenciarão estratégias municipais em parceria com o Polo. Entre os assuntos abordados, estiveram Ecossistemas de Inovação que deram certo, O futuro hoje, Fontes de Financiamento, Políticas Públicas para fomentar a inovação , Habitats de Inovação e conceitos sobre patentes, além de visitas técnicas aos habitats de inovação de Joaçaba e Luzerna.


Para Fábio Lazzarotti, presidente do Polo Inovale, a atividade faz parte do projeto de execução do Polo Inovale nos municípios de sua abrangência. “Acreditamos que, por meio de iniciativas como essa, conseguimos fortalecer o desenvolvimento dos municípios e da região meio-oeste catarinense pela via da inovação. Entendemos ainda que ao se oferecer conhecimentos para todas as partes interessadas estamos criando um ambiente favorável para o ecossistema da inovação do Polo Inovale”, explicou.


Fabiano Frare, representante da Prefeitura de Lindóia do Sul, avaliou positivamente a realização do Seminário de Capacitação. “Por meio do Polo Inovale, percebemos que há muita possibilidade de desenvolvimento para todos os municípios, inclusive os menores. Neste sentido, por meio dessa integração, devemos juntar as forças em prol desse desenvolvimento regional com foco na inovação e tecnologia”, afirmou.


No cronograma de atividades da Capacitação esteve uma visita nas obras do Centro Inovale em Joaçaba e na Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). “No caso da ITL, é um ambiente em que a inovação já acontece e que permite uma análise prática da importância que a inovação possui em nossa região. Percebemos que as visitas tiveram uma avaliação positiva e, a partir de agora, queremos fortalecer ainda mais esse ambiente favorável às práticas de inovação em nossos municípios”, explicou Rafael Patzlaff, Diretor da Odeme Dental Research e um dos instrutores dos cursos de capacitação do Polo Inovale.


Para Amarildo Lago, representante da Prefeitura de Ouro, participar do Seminário oportunizou uma geração de conhecimento que resultará em ações nos municípios abrangidos pelo Polo. “Nossas cidades possuem muitas mentes criativas e, com o apoio do Polo Inovale, conseguiremos incentivá-los a gerarem novos negócios por meio da tecnologia e inovação que são preponderantes para o desenvolvimento regional”, finalizou.


Após a realização desta capacitação, outras atividades serão realizadas pelo Polo Inovale ainda neste ano. Acompanhe:


Outubro:

Dias 03 e 04 - Missão Técnica ao Sapiens Parque em Florianópolis

Local: Florianópolis


Dias 17, 18 e 19 - Capacitação de gestores e líderes empresariais para inovação

Local: Sesi/IEL Joaçaba

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros