Notícias

Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe - Inovale impulsiona ideias e fomenta negócio

Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe - Inovale impulsiona ideias e fomenta negócio

Em um momento histórico para a região de Joaçaba, foi inaugurado na terça-feira (08) o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale, uma obra que muito além de seus 2.300 m2 divididos em de quatro pavimentos, representa novas oportunidades para ideias, projetos de negócios e empreendedorismo para o desenvolvimento da região Meio-Oeste.

No total foram investidos mais R$ 7 milhões para a construção do prédio. A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), doou o terreno para a construção do centro e os recursos foram disponibilizados pelo Governo de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Joaçaba foi a responsável pela gestão das obras.

A Fundação Cetepi é a mantenedora do Polo Inovale, que, por sua vez, também foi a entidade selecionada por Edital da Prefeitura de Joaçaba para ser a responsável pela gestão do Centro de Inovação. O espaço contribuirá com o desenvolvimento inovador e tecnológico da região além de fortalecer o trabalho que é realizado por meio do Polo de Inovação, ecossistema que abrange 22 municípios.

Para o Diretor Executivo Cetepi/Inovale, Mircon Becker, o Centro de Inovação estimulará as empresas e organizações públicas da região a buscarem mais inovação e estarem presentes em momentos e eventos promovidos, sempre com foco em inovação de produtos e serviços, sejam existentes, ou novos.

“Estamos muitos felizes com a efetivação e início das atividades do Centro de Inovação. Acreditamos que será um marco para nossa cidade e região, pois neste espaço serão oportunizados estrutura e ambientes para empresas evoluírem e inovarem em seus negócios, startups iniciarem e crescerem com apoio na gestão, produção, comercial e planejamento de negócios” afirmou.

Mircon ressalta ainda, que o momento é de agradecer e reconhecer os esforços e ações: do Governo do Estado de Santa Catarina, através da SDE e, em especial da Prefeitura Municipal de Joaçaba para que o Centro Inovale se tornasse realidade. Assim como das entidades mantenedoras do Polo Inovale: ACIOC, Unoesc, SINDIMEC, AMMOC, Prefeituras de Joaçaba e Luzerna. Do apoio sempre presente da Fapesc e dos parceiros: CDL Joaçaba, Epagri, FIESC, IFC Campus Luzerna, Sebrae, Senac, Sesc.

 

O Polo Inovale

O Polo  de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale tem em sua base a união de organizações que atuam de forma articulada, com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e de inovação nas pessoas, empresas e entidades contribuir para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores; incentivar e orientar a implementação da inovação em empresas estabelecidas; propiciar um ambiente favorável para a atração e fixação de empresas na região; e promover a articulação entre os atores, parceiros e organizações para a integração de ações de desenvolvimento do Polo.

A região de atuação do Inovale atualmente conta com parcerias como: o Centro de Inovação de Videira; a Incubadora da Terra da Maça de Fraiburgo; a ITL-Incubadora Tecnológica de Luzerna e; com a pré-incubadora e Agência de Inovação (AGIR) da Unoesc em Joaçaba. Também, iniciando junto com o Centro de Inovação a Incubadora Tecnológica de Joaçaba que está instalada no Centro INOVALE, somando como mais um agente de Inovação e Empreendedorismo na região, além de várias iniciativas e estudos de novos habitats de inovação em andamento, como em Água Doce, Campos Novos, Capinzal, Ibicaré e Lindóia do Sul.

 “O centro de Inovação serve de referência para o trabalho que vem sendo desenvolvido amais de 10 anos pelo Polo Inovale e contribuirá para que polo possa continuar promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da Inovação, da consolidação de novas tecnologias e a geração de empreendimentos inovadores” afirmou o presidente do Polo Inovale, Fábio Lazzarotti.

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros