Encerramento do Programa de Capacitação Digital para a Melhor Idade marca Inclusão e Autonomia
No último dia 26 de setembro, ocorreu o encerramento do programa de capacitação de inclusão da melhor idade ao mundo digital, em uma conferência realizada no Centro de Inovação - Inovale. O evento marcou a conclusão de um importante projeto de inclusão social e digital de idosos, promovido em parceria com o Inovale, o Centro de Referência do Idoso (CRI), a Prefeitura de Joaçaba, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
O curso, com carga horária de 40 horas, foi desenvolvido com o objetivo de capacitar idosos para o uso de tecnologias digitais, como celulares e internet, proporcionando mais autonomia e segurança no uso desses recursos. Durante as aulas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre temas essenciais, como relacionados com smartphones, navegação na internet, além de conteúdos sobre como identificar golpes e riscos no ambiente digital, cada vez mais comuns.
As aulas foram realizadas no CRI de Joaçaba e em duas comunidades do interior: Nova Petrópolis e Santa Helena. Ao todo, cerca de 30 idosos participantes da capacitação, que buscam se aproximar da melhor idade das ferramentas tecnológicas, promovendo o digital e ampliando suas possibilidades de inclusão e interação com o mundo.
A encerramento do programa contornou a presença de representantes das instituições envolvidas e, durante o evento, os alunos compartilharam suas experiências e destacaram o quanto o curso impactou positivamente suas vidas, possibilitando maior independência e interação com familiares e amigos por meio das novas tecnologias.
Os parceiros envolvidos enfatizaram a importância de iniciativas como essa para reduzir a exclusão digital entre as gerações mais velhas e reforçaram o compromisso de continuar investindo em projetos de inclusão social e digital, especialmente para a população idosa de Joaçaba e região.
Um dos destaques da cerimônia foi a participação da Polícia Militar de Joaçaba, que ministrou uma palestra especial sobre os riscos do mundo virtual. Durante a apresentação, os policiais divulgaram os principais tipos de golpes que afetaram a população, especialmente os mais velhos, como fraudes bancárias, golpes de WhatsApp e tentativas de extorsão online. A palestra reforça a importância da atenção e do cuidado ao usar a internet, trazendo orientações práticas sobre como se proteger de crimes cibernéticos
Este programa representa mais que um avanço tecnológico: é uma ponte para um convívio mais próximo e seguro no ambiente digital, um lugar cada vez mais fundamental na vida moderna.
Fonte: INOVALE