Notícias

Incubadora Tecnológica de Joaçaba tem dois meses de funcionamento e já está com 19 empresas incubadas

Incubadora Tecnológica de Joaçaba tem dois meses de funcionamento e já está com 19 empresas incubadas

A Incubadora Tecnológica de Joaçaba está localizada no Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe - Inovale, que foi inaugurado no munícipio em 8 de dezembro de 2020, e é um órgão de extensão e desenvolvimento tecnológico vinculada a Prefeitura Municipal de Joaçaba. A incubadora está com dois meses de funcionamento e já está com 19 empresas (startups) incubadas que tem alguma solução inovadora, sejam elas envolvidas em um processo, tipo de serviço, novo produto ou tecnologia.


O objetivo da Incubadora Tecnológica de Joaçaba é apoiar a formação e consolidação de empresas de base tecnológica caracterizadas pelo seu conteúdo inovador e contribuição para o crescimento econômico regional, apoiando empreendedores, propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de suas empresas (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional).


Segundo o Gestor da Incubadora, Charles Edson Savaris, a Incubadora Tecnológica de Joaçaba promove o desenvolvimento de negócios inovadores através de apoio e orientação. “Pessoas inovadoras muitas vezes detém o conhecimento técnico de algo específico ou tem uma ideia, mas precisam de orientação para gestão e suporte para viabilidade de transformar a ideia em negócio e é aí que entra o papel de uma Incubadora para ajudar a desenvolver os seus negócios, por meio de apoio e orientação em temas como gestão financeira, plano estratégico, produção, marketing, comercial e gestão de pessoas, bem como a aproximação com clientes potenciais e investidores. Atualmente, temos incubados 19 negócios tendo como desafio a inovação em áreas como saneamento, comércio, turismo, educação, têxtil, inteligência artificial, saúde, logística, embalagens, geração de energia e transmissão web”, falou Charles.


Para serem admitidas como incubadas, as empresas são escolhidas por meio de um processo de seleção de Edital Aberto, que é divulgado no site www.poloinovale.com.br e depois disso, o conselho delibera sobre a proposta para ser aceito como incubado dando preferência para o conteúdo inovador.

Conheça a experiência de alguns incubados

Ciro Nagel da startup Iasos comentou, "A pouco tempo tomei conhecimento desse universo das startups, mas conforme fui aprendendo e tendo experiências práticas percebi a importância da coletividade que um ecossistema de inovação propõem. Quando fiquei sabendo a respeito da Incubadora Tecnológica de Joaçaba não pude deixar de inscrever a IASOS, não só pelo espaço descontraído e pela super estrutura, mas principalmente pelos contatos e trocas de experiências com outras pessoas que vivenciam a essa essência da inovação diariamente. O processo de inscrição e adaptação foi tão rápido quanto os resultados que estamos atingindo! Recomendo a todos que querem tirar a sua ideia do papel a virem conhecer e vivenciar a experiência que um espaço como esse proporciona." 

Conheça também a Ana Kantovick da LookGreen, "A Look Green tem como propósito impactar a vida 50 milhões de pessoas em 5 anos, através de compras mais sustentáveis. Para atingir esta meta ambiciosa, vamos conectar as empresas que atuam no segmento de moda sustentável. Contar com a Incubadora Joaçaba tem sido essencial para esta caminhada, pois quando nos inscrevemos no processo de seleção estávamos somente com a ideia, e agora, já contamos com um rede em crescimento. Além da estrutura física, o processo de incubação é extremamente vantajoso para qualquer startup pois possibilita estar em contato com o ecossistema, proporciona aprendizado e "acelera" os passos iniciais."

Saiba mais sobre empresas em Incubação:

São micro e pequenas empresas admitidas na Incubadora, que buscam contribuição para sua criação, desenvolvimento e aprimoramento, nos aspectos tecnológicos, de gestão, mercadológicos e de recursos humanos. Podem ser de 4 tipos:

Empresa Pré-incubada: empreendedores que ainda não detenham condições suficientes para o início imediato do empreendimento, tais como Plano de Negócios totalmente definido, tecnologia testada e/ou protótipos/processos acabados e recursos financeiros assegurados para investimentos e/ou desenvolvimentos;

Empresa Residente: empreendedores ou empresas constituídas, que já tenham dominado a tecnologia, o processo de produção e disponham de capital mínimo assegurado e um Plano de Negócios bem definido, que permitam o início da operação e do faturamento no máximo até 12 meses após a instalação na Incubadora;

Empresa Não Residente: empresas já constituídas, que não precisam de espaço físico para se instalarem, mas que necessitam de todo o apoio fornecido pela Incubadora para alavancagem do negócio ou para projetos específicos.

Empresa graduada: empresa que passou pelo processo de incubação e que desenvolveu habilidade e competências suficientes para poder sair da incubadora. Estas poderão continuar mantendo o vínculo com a Incubadora Tecnológica de Joaçaba na condição de não residente. Também podem ser instaladas no Parque Tecnológico de Joaçaba.

Conheça o Centro de Inovação Inovale, localizado na Rua Antônio Adolpho Maresch, 68, Flor da Serra, Joaçaba, próximo ao Campus 1 da Unoesc. O horário de funcionamento de segunda a sexta das 8h às 19h30.

Colaboração: Comunicação - Prefeitura Municipal de Joaçaba 

 

 

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros