Notícias

Inovações tecnológicas contribuem para produção de alimentos no Cone Sul

Inovações tecnológicas contribuem para produção de alimentos no Cone Sul

O seminário internacional "Cone Sul: fonte estratégica de alimentos para a humanidade", promovido pelo Instituto Fórum do Futuro e outras entidades do setor, teve como objetivo identificar riscos, desafios e oportunidades para os países da América do Sul produtores de alimentos da região do Cone Sul. Inovações no setor tecnológico foram pontuadas por especialistas da área como fundamentais para produzir soluções que desenvolvam a produção alimentícia e estimule mais o mercado.

O presidente do Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, relembrou o sucesso do passado quando a plataforma ciência e natureza transformou a agropecuária brasileira tropical em referência mundial. "As universidades junto com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e outras instituições de pesquisa produziram soluções e respostas para o momento difícil que o País passava naquela época. Superamos obstáculos e aproveitamos as oportunidades e essa é a hora de levar avante a ideia-força de melhor comunicar os avanços na tecnologia, ciência e inovações conquistadas", afirmou.

Segundo o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, os sistemas de produção na agricultura brasileira que integram lavoura, pecuária e floresta são o "começo da próxima grande revolução da agricultura no Brasil e no mundo". Também chamou a atenção para o Código Florestal, "instrumento importante para lidar com riscos e incertezas", além da agricultura de baixo carbono. Todos, segundo ele, são "modelos criativos de intensificar a produção agrícola de forma sustentável".

Para Lopes, é necessário construir alianças para lidar com temas desafiadores como água, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e pobreza. "Todas essas questões têm uma relação muito próxima com a agricultura, com a produção de alimentos e com a segurança alimentar do presente e do futuro. A paz no futuro dependerá muito da nossa capacidade de construir relações e alianças que permitirão superar todos esses desafios", destacou.

O Seminário Internacional Cone Sul também abordou temas como o desafio do comércio internacional, políticas de sanidade e diálogo estratégico entre os produtores de alimentos e a sociedade. Para mais informações sobre o evento, clique neste link.

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros