Notícias

Inovale: uma grande oportunidade para o desenvolvimento do meio-oeste

Inovale: uma grande oportunidade para o desenvolvimento do meio-oeste


Muito mais do que uma estrutura física, o Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe é o “Hub” que conecta atores da Tetra-Hélice (Poder Público, Poder Privado, Instituições de Ensino e Pesquisa e Sociedade Civil Organizada) na promoção do desenvolvimento regional pelas vias da Inovação e da Tecnologia.

Atualmente, são 22 municípios conectados a iniciativas que fomentam novas oportunidades e geram conhecimento para a comunidade. Administrado pela Fundação CETEPI, o Centro Inovale é fruto do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (INOVALE) que iniciou em 2009 com o grande objetivo de incentivar uma matriz econômica para o desenvolvimento dos municípios.

Ao subir as escadas do Centro Inovale, inspirados pelos nomes de grandes escritores e marcas que incentivaram a revolução tecnológica, cito: Elon Musk, Steve Jobs, Philip Kotler, George Orwell, entre outros, você entra em um espaço que transpira conhecimento. O prédio, construído com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e acompanhamento da Prefeitura Municipal de Joaçaba, abrigará a Incubadora Joaçaba, salas para eventos, coworking e espaços para empresas residentes. Atualmente, são quatro confirmadas: Sancon, Salus Dermatoglifia, 2A3R e Fullgaz.

São cinco os pilares estratégicos que sustentam o Inovale: Alimentos, Engenharia Biomédica, Florestas Renováveis, Metal Mecânico e Energias Renováveis. A partir deste alinhamento e de acordo com as características de cada município, promove-se ações estratégicas que impulsionam resultados econômicos que colaboram com a melhora na qualidade de vida das pessoas.

Ainda há muita desconfiança e falta de informação sobre a importância da inovação e da tecnologia nos dias atuais. Por exemplo, a leitura desta coluna só acontece pelo uso de alguma ferramenta tecnológica, seja computador ou celular. Outro ponto de destaque é você olhar para dentro de sua casa ou até mesmo no local de trabalho e perceber quanta tecnologia faz parte do seu cotidiano.

Está enganado quem pensa que inovação e tecnologia são só robôs ou equipamentos ultramodernos. Você pode aplicar esses pilares ao seu próprio negócio. Seja o modelo de gestão, a condução do convívio com os clientes, sua forma de realizar a entrega, enfim, basta olharmos diferente e, com certeza, perceberemos que a inovação e a tecnologia fazem parte da nossa vida constantemente.

Para os municípios abrangidos, principalmente os localizados no meio-oeste catarinense, o Inovale é a grande oportunidade de conectar pessoas interessadas e engajadas em um propósito único: promover o desenvolvimento regional pela via da inovação e tecnologia.

Quer conhecer mais sobre o Inovale? Marque uma visita e viva essa experiência única!

 

Angelo Jr. Radavelli
contato@angelojrradavelli.com.br
Presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC). Um apaixonado pela comunicação e pelo empreendedorismo.

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros