Notícias

Movimento 100 Open Startups

Movimento 100 Open Startups

UM AMBIENTE ONDE GRANDES EMPRESAS E STARTUPS CONSTROEM JUNTAS SOLUÇÕES PARA OS GRANDES DESAFIOS DA SOCIEDADE.

O movimento nasceu quando os organizadores da 7a Open Innovation Week convidaram 100 startups de destaque de 15 competições de startups para participar de desafios de inovação propostos em conjunto por grandes empresas parceiras do evento.

O propósito dessa aproximação era a criação de soluções inovadoras que impactassem positivamente a sociedade e o mercado. Diferente do que se poderia esperar, a inspiração do movimento não foi ajudar grandes empresas a se tornarem maiores ou empreendedores a se tornarem bilionários.

No primeiro encontro do movimento 100 Open Startups, realizado em 2014, as startups e as grandes empresas demostraram uma surpreendente abertura para a interação proposta. Foram organizadas quatro dinâmicas durante os quatro dias da Open Innovation Week, que resultaram em novas e inesperadas possibilidades para quem participou:

Day 1 / Poster Session: as 100 startups se perfilaram nos corredores do espaço do evento com seus pôsteres e convidaram livremente os mais de 400 executivos de grandes empresas presentes a conhecer e discutir suas propostas a fim de receber feedback e avaliação. Algumas startups obtiveram mais de 20 feedbacks e avaliações.

Day 2 / Speed-dating: 80 executivos de grandes empresas se ofereceram para participar de reuniões rápidas (30 minutos) para interagir individualmente com as startups de seu interesse. A partir de um processo de matchmaking realizado antes do evento por interações on-line, foram organizadas cerca de 600 sessões presenciais entre executivos e empreendedores. As startups mais atraentes receberam até 10 convites para reuniões com grandes empresas.

Day 3 / Pitch Sessions:
Pitch Corporate2Startup: Foram realizadas sessões de apresentação em que seis grandes empresas, Microsoft, Bradesco, BG Group, Embraer, IBM e SAP, compartilharam elementos das suas estratégias de inovação e possíveis formas de cooperação com startups com a comunidade de startups.
Pitch Startup2Corporate: 30 das 100 startups foram convidadas para apresentar formalmente seus pitches em diferentes bancas organizadas nos seguintes temas: Cidades Inovadoras, Inovação no Ensino e e-Health. Foram 19 grandes empresas, como Intel, EDP, Telefonica/VIVO, Fleury, Shell e Evonik, que participaram desta atividade sendo representadas por seus executivos seniores.
Pitch Startup2Investor: 20 investidores de venture capital estiveram presentes para ouvir o pitch dos 10 finalistas do Desafio Brasil e das 10 melhores startups aprovadas no Edital Sesi-Senai de Inovação.
Pitch Startup2Editor: em parceria com a revista “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, da Editora Globo, seis startups foram chamadas para apresentar seu pitch para o programa “Conte Sua História”. Todas foram selecionadas para participar de reportagens na revista.

All Days / Innovation Race: seis startups foram convidadas a participar do Grand Prix Senai de Inovação, que contou com a participação das grandes empresas Bosch, Braskem, Cargill, Embraer, Fiat, Schneider, Totvs, Natura, Thomson-Reuters e T-Systems para trabalharem em conjunto na proposição de soluções para desafios da indústria nos temas água, segurança, resíduos sólidos e energias renováveis.

O impacto de toda essa interação não se mede facilmente. Porém, alguns resultados merecem destaque. Durante a cerimônia final de encerramento do evento, 10 startups subiram ao palco para receber prêmios e anunciar acordos relevantes:

- 4 startups foram agraciadas com bootcamps no exterior;
- 2 startups tiveram investimentos anunciados no evento totalizando R$ 3,8 milhões;
- 4 startups se qualificaram para receber recursos de subvenção do Edital Sesi-Senai de Inovação no valor de R$ 1,2 milhões.

Além disso, fundos de investimento e grandes empresas anunciaram o interesse em continuar a relação com algumas startups selecionadas oferecendo mentoria e sessões técnicas.

Todos esses anúncios foram decididos e aconteceram no evento, sem que estivessem previamente planejados. Para participar do evento, cada investidor ou grande empresa tinha apenas a obrigação de se comprometer com a interação com as startups convidadas.

Mas o melhor resultado do primeiro encontro do movimento 100 Open Startups é o anúncio de uma segunda edição em 2015 com muito mais apoio e recursos.

Para este ano, o movimento parte com 10 desafios de inovação propostos por mais de 40 grandes empresas conectadas, 13 capitais da inovação de todo o Brasil envolvidas, 10 fundos de investimento olheiros e 4 grandes programas de empreendedorismo interconectados.

Faça parte do movimento e seja uma das 100 Open Startups! Acesse: www.openstartups.org.br

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros