Notícias

Municípios apresentam evolução após participação no Polo Inovale

Municípios apresentam evolução após participação no Polo Inovale

O Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, em parceria com a Agência de Inovação da Unoesc e o Instituto Euvaldo Lodi - IEL, reuniu agentes municipais de inovação, empresários, representantes dos municípios, de entidades e autoridades políticas para apresentar o resultado das atividades desenvolvidas pelo Polo Inovale durante o ano de 2018. A reunião aconteceu na Unoesc - Campus I e teve a adesão de diversos municípios abrangidos pelo Polo Inovale.


Na oportunidade, o Presidente do Polo Inovale, Fábio Lazzarotti, detalhou todas as ações realizadas em 2018. De acordo com o Relatório apresentado, todos os 19 municípios de abrangência do Polo Inovale receberam a visita da Equipe executiva do Polo. Além disso foi realizada uma capacitação para agentes municipais e outra para gestores de inovaçao de empresas. Com grande sucesso, o Startup Weekend também foi uma realização deste ano, além de palestras, cursos e apoio na realização de diversos eventos que provocaram e incentivaram a discussão do desenvolvimento regional pela via da inovação. No total, mais de 10 eventos foram realizados pelo Polo Inovale ou com apoio dele.

Fábio Lazarotti, presidente do Polo Inovale

Conforme o Planejamento Estratégico do Polo Inovale, em 2019, sua área de atuação abrangerá dois importantes programas: 01) Centros de Desenvolvimento da Inovação e 02) Habitats da Inovação. "Quanto ao Programa 'Escola de Inovação', que foi a principal frente de trabalho de 2018, deverá ter continuidade também em 2019, por meio de novos cursos de capacitação, atividades com a rede de educação municipal, visitas técnicas, dentre outras ações de sensibilização para novos municípios que vierem aderir ao Polo e para os atuais 19 municípios, conforme a necessidade", acrescentou Lazzarotti.

Municípios compartilham boas práticas conquistadas com o Polo Inovale


Durante a reunião, os representantes dos municípios tiveram a oportunidade de contar detalhes sobre a presença do Polo Inovale em cada cidade. De acordo com Oelinton Hartcopr, colaborador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município de Água Doce, o Polo Inovale está agregando importantes iniciativas para o município. “Desde que iniciamos a nossa participação neste projeto, conseguimos provocar e incentivar a evolução dos nossos munícipes por meio do conteúdo compartilhado em nossas reuniões, eventos e viagens técnicas. Neste sentido, entendemos a relevância que o Polo Inovale possui para o desenvolvimento regional no sentido de fomentar novos negócios e gerar mudanças significativas nos já existentes”, explicou.

Municípios apresentam evolução após participação no Polo Inovale
Para o prefeito de Lacerdópolis, Sérgio Calegari, a proposta de valorização dos empreendedores para que permaneçam em suas atividades, idéia defendida amplamente pelo Polo Inovale,  já surte efeito do município. “Há tempos, estávamos acostumados a levar equipamentos para consertar em outros municípios, por exemplo. O que mais chamava a atenção é que boa parte dos profissionais que atuavam nestas empresas eram da nossa cidade. Hoje, com um trabalho organizado e bem planejado da administração pública, percebemos que os profissionais estão deslocando-se para outros centros em busca de conhecimento, mas retornam para o nosso município e aplicam aqui o seu conhecimento abrindo o seu próprio negócio. Isso reflete em uma evolução social significativa para a nossa região”, afirmou.


Outra evolução significativa está ocorrendo no município de Lindóia do Sul. O secretário de administração e finanças, Fabiano Frari, destacou os ganhos do município após fazer parte do Polo Inovale. “Já iniciamos um estudo de viabilidade para a implantação do contraturno escolar para os nossos alunos e para provocarmos o desenvolvimento do município estamos em fase de mudança do Plano Diretor criando possibilidades para que os empresários possam empreender no seu negócio e incentivando os mais jovens para que permaneçam na cidade e possam aqui criar a sua própria empresa ou ser contratado pelas já existentes”, disse.

O presidente Fábio Lazzarotti mostrou-se satisfeito com os resultados apresentados e afirmou que são depoimentos de incentivo à continuidade do trabalho. “Esse compartilhamentos de boas práticas a partir do Polo Inovale nos faz continuar firmes e perseverantes neste grande projeto que é de todos, da comunidade, dos empresários, das autoridades políticas, enfim, de todos aqueles que acreditam e colaboram com o desenvolvimento econômico e social da região do Vale do Rio do Peixe pelo caminho do empreendedorismo inovador”, finalizou.

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros