Notícias

Polo Inovale atinge atuação em 19 municípios

Polo Inovale atinge atuação em 19 municípios

Originado em 2009, a partir de uma Chamada Pública da FAPESC, o Polo Inovale tem como objetivo principal o desenvolvimento regional pela via da inovação. Criado para atender 14 municípios que faziam parte do projeto inicial, o Polo ampliou sua área de atuação e, no mês de agosto deste ano, chegou a 19 municípios do meio-oeste catarinense.


Esta evolução foi possível por meio da injeção de recursos, via Emenda Parlamentar, para promover capacitações e geração de políticas públicas voltadas para o incentivo e a prática da inovação nos municípios abrangidos pelo Polo. “Nosso grande objetivo é incentivar o desenvolvimento dos nossos municípios e da região por meio da inovação gerando negócios inovadores, retendo talentos e oportunizando opções para o empreendedorismo em nossa região”, completou professor Fábio Lazzarotti, presidente do Polo Inovale.


Algumas ações estratégicas foram executadas durante o primeiro semestre deste ano para alcançar o marco em número de municípios na área de atuação. Entre as quais, esteve a realização de visitas em todos os municípios que faziam parte do Polo e dos cinco que foram acrescidos. “A partir de agora, nosso objetivo é o de capacitar agentes municipais de inovação para que, dentro das características de cada município, os agentes possam atuar incentivando as práticas da inovação e do empreendedorismo”, explicou Fábio Lazzarotti.


Atualmente, fazem parte do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe os seguintes municípios: Joaçaba, Herval d’Oeste, Luzerna, Água Doce, Ibicaré, Treze Tílias,Tangará, Erval Velho, Lacerdópolis, Ouro, Capinzal, Jaborá, Catanduvas, Vargem Bonita, Ipira, Peritiba, Piratuba, Alto Bela Vista e Lindóia do Sul.


Outras conquistas em 2018


A formação de um Grupo de Inovação também foi outra conquista em 2018. “É um grupo de pessoas da nossa região, coordenado pelo IEL, que reúnem-se frequentemente para discutir, propor ideias e sugestões para fortalecermos a inovação como fator fundamental o desenvolvimento regional”, disse.


A organização do Startup Weekend é outra grande conquista neste ano do Polo Inovale. O Startup Weekend é uma marca mundial, sendo considerado o maior evento do mundo na geração de startups. Previsto para acontecer nos dias 28, 29 e 30 de setembro, o evento terá como grande missão criar um ambiente favorável para a criação de startups por meio da interação entre mentores, empreendedores, designers  e desenvolvedores durante 54 horas de imersão em inovação e tecnologia.


Ainda para 2018, envolvendo os 19 municípios da área de atuação do Polo Inovale, outras ações serão executadas:


Setembro:

Dias 13 e 14 - Capacitação de Agentes Municipais para a Inovação

Local: AGIR/Unoesc Joaçaba


Outubro:

Dias 03 e 04 - Missão Técnica ao Sapiens Parque em Florianópolis

Local: Florianópolis


Dias 17, 18 e 19 - Capacitação de gestores e líderes empresariais para inovação

Local: Sesi/IEL Joaçaba


Mais informações sobre o Polo Inovale no site: www.poloinovale.com.br

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros