Notícias

Polo Inovale encerra 2018 comemorando excelentes resultados

Polo Inovale encerra 2018 comemorando excelentes resultados

Promover e incentivar o desenvolvimento das pessoas e da região por meio da inovação é a grande missão do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale). Neste sentido, o ano de 2018 foi de avanços significativos nas mais diversas áreas de atuação que culminam com o mesmo objetivo.


Para Fábio Lazzarotti, presidente do Polo Inovale, a evolução é fruto de um trabalho que há quase uma década está sendo planejado e que começa a ganhar força. “O Projeto do Polo Inovale iniciou ainda em 2009, sob a coordenação da Unoesc com o apoio financeiro da FAPESC e união de diversas entidades (Acioc, ADR Joaçaba, Ammoc, Epagri, Fiesc, IFC, Sebrae) que desde aquele momento entendem que o desenvolvimento da nossa região passa pela via da inovação. Neste sentido, nos sentimos felizes em colocar em prática todas estas ações que vem ao encontro deste grande projeto de desenvolvimento regional”, explicou.


Entre as grandes ações realizadas neste ano que se finda está a ampliação da região de atuação do Polo Inovale. Em sua concepção, o Polo nasce abrangendo 14 municípios da região da Ammoc e da ADR Joaçaba e neste ano passou a atender 19 municípios com a chegada de Piratuba, Ipira, Alto Bela Vista, Peritiba e Lindóia do Sul.

 

As capacitações, palestras e seminários foram ações realizadas em 2018, principalmente no segundo semestre, que também se destacam. Foram atividades oferecidas para empreendedores inovadores, executivos, autoridades políticas e líderes comunitários que oportunizaram uma ampliação no conhecimento sobre o que é inovação e qual é o seu papel no desenvolvimento dos municípios. Destaca-se que no mês de setembro, 40 representantes dos 19 municípios abrangidos pelo Polo participaram de uma capacitação e os resultados foram surpreendentes.


Ainda no segundo semestre de 2018, o Polo Inovale foi parceiro na realização do Startup Weekend realizado em Joaçaba de 27 a 29 de setembro e com a participação de 98 participantes - recorde de público em uma única edição realizada em Santa Catarina. Ao final, as três empresas finalistas foram pré-incubadas na Pré-incubadora da Unoesc e estão colocando em prática as suas ideias inovadoras.


Merece destaque também a Missão Técnica realizada no mês de outubro para Florianópolis com a participação de 34 pessoas entre empresários, autoridades políticas, representantes de entidades, etc. Na oportunidade, os participantes conheceram importantes habitats de inovação na grande Florianópolis gerando conhecimento e ampliando horizontes para a região de atuação do Polo Inovale.


Houve também a realização de um Seminário Regional de Inovação com a participação de 89 pessoas e uma capacitação para agentes empresariais com 35 participantes. Neste período, foram realizadas visitas para os prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos 19 municípios abrangidos pelo Inovale.


Todas estas ações foram possíveis graças a uma emenda parlamentar do Deputado Federal Jorginho Mello. Na ocasião, o Polo de Inovação Vale do Rio Peixe (Inovale), em consonância com a construção do Parque Tecnológico Inovale no município de Joaçaba - SC, obteve recursos na ordem de R$ 162.910,00, decorrente de emenda do deputado e convênio celebrado com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MICT e a Fundação Unoesc. Os recursos recebidos se referem a 1ª parcela, de um total de R$ 300 mil.


“Agradecemos imensamente ao Deputado Federal Jorginho Mello por acreditar no Polo Inovale e incentivar o desenvolvimento da nossa região por meio da inovação e do empreendedorismo. Com o recurso que recebemos até o momento já fizemos grandes trabalhos e o objetivo a partir de 2019 é fortalecer e ampliar cada vez mais as potencialidades inovadoras dos municípios integrantes do Polo Inovale”, finalizou.

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros