Notícias

Reuni Challenge SC, maior evento de empreendedorismo universitário do estado, mobiliza estudantes inovadores

Reuni Challenge SC, maior evento de empreendedorismo universitário do estado, mobiliza estudantes inovadores

Entre os dias 10 e 12 de setembro o Reuni Challenge, evento com o propósito de estimular a cultura do pensamento empreendedor dentro das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, e visa conectar o universitário com o mercado. A Rede de Centros de Inovação de Florianópolis, incluindo o Polo Inovale, é quem será responsável por esta articulação com as universidades, para isso, as universidades interessadas deverão mandar um e-mail para redecia@acate.com.br.

O evento será realizado pelo Orion Parque Tecnológico e nesta edição, o desafio será estadual, em formato online, cada universidade deverá formar uma equipe de cinco a oito universitários e de um a dois professores. A competição resultará na universidade mais empreendedora do estado de Santa Catarina. A equipe vencedora receberá uma premiação em dinheiro e levará para a sua universidade o prêmio de “A Universidade mais Empreendedora do Estado de Santa Catarina”.

Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC irá conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um final de semana, numa competição 100% on-line. 

O evento contará com todo o apoio do Sistema ACAFE – que com suas universidades comunitárias em todo o estado, terá como responsabilidade, na divulgação e organização do evento, a:

Indicação de uma pessoa responsável para contato e divulgação do evento;
Seleção dos inscritos da universidade, caso exceda o número de vagas (três por polos), com base nas informações de inscrição do formulário;
Indicação de 1 a 2 professores para compor a equipe durante a competição;
Divulgação dos materiais de comunicação do evento junto com a comunidade universitária.
Em Santa Catarina, algumas universidades já trabalham o empreendedorismo universitário, aparecendo bem colocadas no ranking das universidades mais empreendedoras (Brasil Juniors). Entretanto estão conectadas com o ecossistema? 
http://universidadesempreendedoras.org/ranking/#filtro

A universidade não faz parte do ecossistema empreendedor de suas cidades! Parte disse que é por falta de professores dentro do ecossistema empreendedor. Apenas 6% se atualizam em conversas com agentes ligados ao mercado. 46% nunca tiveram experiência com o mercado.

O Reuni Challenge deseja mudar essa realidade ao unir os Centros de Inovação e criar o maior evento de empreendedorismo universitário do estado, estimulando a competição entre as instituições e colocando os estudantes para aproveitar o capital intelectual desenvolvido em suas graduações.

 

Reuni

O Reuni foi criado em 2016, em parceria com o curso de Sistemas de Informação da UNIPLAC, para dar suporte ao universitário que não tinha referências e auxílio quando queria empreender.

Em 2017 percebeu-se que pela falta de cultura empreendedora, poucos universitários aproveitavam as oportunidades oferecidas, nascia então o REUNI XP.

No ano de 2020 o elemento de competição foi adicionado para desenvolver a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino.

FAPESC

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE é uma entidade parceira da FAPESC, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.

Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado

A Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes. Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema. Atualmente, a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado opera 5 centros localizados em Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira e Florianópolis, e está em implantação em Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Brusque, São Bento do Sul, Caçador e Rio do Sul.

https://www.orionparque.com/reunichallenge/

 

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros