Santa Catarina tem 10 startups selecionadas para Open Innovation Week
Dez empresas foram selecionadas para participar da etapa nacional do Movimento 100 Open Startups, que será realizada durante a 9ª Open Innovation Week, principal evento de empreendedorismo e inovação aberta entre startups e grandes empresas, nos dias 21 e 22 de fevereiro, em São Paulo.
Santa Catarina sempre teve uma boa representação na Oiweek. Das 11 empresas que realizaram pitches para investidores, na etapa Florianópolis, as 10 aprovadas são: Aquarela VORTX Big Data, Beenergy, DivCAD Partitions & Drywall Solutions, JetBov, JettaCargo, Mind the Graph, PENSYS TECNOLOGIA em Microgeração, Sensorweb, Soluz Energia e Vestal Oncogenomics.
Com o tema central “Novos modelos de negócios para inovação”, a 9ª Oiweek 2017 vai reunir no mesmo ambiente empreendedores, executivos e pesquisadores da comunidade científica, com o intuito de engajar e propor novas práticas e metodologias de modelos de negócios para a inovação.
Neste ano, foram selecionadas mais de 150 startups e 100 grandes empresas, entre elas: IBM, 3M, Accenture, HP, Microsoft, Cemig, Atlas Schindler, Johnson&Johnson, Grupo Algar, AES Brasil, Votorantim, Whirpool, BRF, Roche, Senai, Catho, Natura e Grupo Oncoclínicas. Com isso, a Oiweek se consolida como o principal palco mundial de conexão e geração de negócios de inovação aberta entre pequenas e grandes companhias.
“Em 2016, a 8ª Oiweek proporcionou mais de 1.000 reuniões entre as top startups e as grandes empresas. De lá, mais de 100 contratos e parcerias foram firmadas. Por isso, nosso objetivo principal é mostrar que é possível conectar modelos e portes de negócios tão distintos para gerarem negócios que impactam diretamente em diversas áreas da sociedade, como saúde e bem-estar, educação, energia, finanças, construção e cidades inovadoras”, explica Bruno Rondani, Cofundador da Open Innovation Week.
A Rede Catarinense de Inovação (Recepeti) e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), realizadoras da etapa Capital Florianópolis do 100 Open Startups, ofereceram preparação com mentorias às empresas participantes. A orientação teve como base temáticas chave para a apresentação de novos negócios a investidores, como times, soluções, modelos de negócio e escalabilidade. Consultores da Clear Inovação e da Narrative, foram parceiros da iniciativa.
Número de startups convidadas por capital:
46 São Paulo
39 Belo Horizonte
14 Porto Alegre
10 Florianópolis
9 Recife
9 Campinas
9 Curitiba
7 Rio de Janeiro
5 São José dos Campos
Fonte: Economia SC.