Secretário de Estado Carlos Chiodini garante continuidade das obras do Centro de Inovação em Joaçaba
Aconteceu no início da noite desta quinta-feira (27), nas dependências da Unoesc de Joaçaba, uma reunião que teve a participação do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, do reitor da universidade, Aristides Cimadon, do prefeito Dioclésio Ragnini e de outras autoridades e convidados. Entre os vários assuntos em destaque, a continuidade das obras do Centro de Inovação que estão paralisadas desde o mês de agosto de 2015.
Segundo o secretário Chiodini, o projeto foi finalizado e a notícia será confirmada de viva voz pelo governador do Estado, Raimundo Colombo que na tarde desta sexta-feira (28), estará visitando Joaçaba e manterá reunião com todos os prefeitos da Ammoc, oportunidade em que fará a exposição sobre a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).
“Os recursos para a continuidade da obra já estão garantidos. O Centro de Inovação é uma obra conceitual e importante, porque traz consigo, todo um sentimento e uma vocação para a inovação, quer seja na indústria, na agricultura, no comércio e na prestação de serviço. E inovação é fazer coisas novas e com maior resultado”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
O Centro de Inovação de Joaçaba, deverá funcionar como elo centralizador do Ecossistema de Inovação do Meio-Oeste, unindo ações da Tríplice Hélice, ou seja, Governo, Empresas e Academia. No Centro de Inovação funcionará habitats com foco na formação de empresas voltadas ao segmento de inovação e tecnologia e terá grande importância para o desenvolvimento do município e região.
“Nosso próximo passo será o de envolvimento desses elos e das pessoas, para que no futuro possa ter no município mais emprego e melhor renda. Pela importância de Joaçaba para Santa Catarina, não poderíamos deixar de construir esse Centro de Inovação aqui”, ressaltou Chiodini.
Em se tratando da paralisação da obra, o secretário se resumiu a afirmar que nunca faltou recurso, e sim, “que a empresa que venceu a licitação simplesmente desistiu da obra”.
O Centro de Inovação está sendo construído nas proximidades do campus 1 da Unoesc e com recursos dos Governos Estadual e Municipal, através do programa Pacto Por Santa Catarina, sendo que a fonte do recurso é através do BNDES.
Fora o que já foi investido até agora na obra, o Governo do Estado destinou para a continuidade o montante de R$ 4,6 milhões.
Fonte: Julnei Bruno - Rádio Catarinense.