Notícias

Unoesc firma acordo com a Valle Innovation, INC. do Vale do Silício

Unoesc firma acordo com a Valle Innovation, INC. do Vale do Silício

Em junho, uma comitiva formada por representantes da Unoesc, empreendedores e membros da sociedade civil estiveram visitando o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), com objetivo de compreender o ecossistema do local que é considerado o berço da inovação no mundo, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática.

A viagem possibilitou que a Unoesc firmasse, no mês de setembro, uma parceria com a Valle Innovation, INC., (EUA). O acordo técnico-acadêmico de cooperação internacional foi articulado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação,e Extensão, professor doutor Fábio Lazarotti, pela coordenadora Geral de Mobilidade do Exchange, professora doutora Kaline Zeni em parceria com o Ceo da Valle Innovation, INC., Fernando Figueiredo. Como coordenadores do projeto eles serão responsáveis por fornecer soluções e encaminhar todas as questões acadêmicas e administrativas que possam ocorrer, além de garantir a supervisão das atividades.

Conforme explica o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, e Extensão, professor doutor Fábio Lazarotti, essa parceria entre a Unoesc e a Valle Invovation, visa promover a cooperação acadêmica e técnica nas áreas de inovação e empreendedorismo, o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes, dirigentes de startups vinculadas a uma das partes interessadas e membros da equipe técnico-administrativa.

— Por meio desse acordo será possível incubar startups vinculadas à pré-incubadora da Unoesc em habitats de inovação no Vale do Silício, visando sua preparação para atuação em mercado internacional; e desenvolver uma ampla e eficaz colaboração técnico-acadêmica em temas de interesse comum — destacou o professor.

Para a diretora da Agência de relações Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) e diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professora Jéssica Romeiro Mota, que também esteve junto na viagem de estudo ao Vale do Silício, essa parceria é de extrema relevância para a universidade.

— Trata-se de oportunidade incrível e única no estado de SC para estimular e ampliar ainda mais a atuação dos nossos habitats de inovação, em especial a Pré-incubadora de empresas, que todos os campi da Unoesc têm.  — enfatizou a diretora.

O pacto, que tem validade de cinco anos, podendo ser renovado, se efetivará por meio de projetos de desenvolvimento tecnológico ou de empreendimentos inovadores, eventos conjuntos de organização nas áreas de empreendedorismo, inovação, oferta de programas para  estudos e viagens técnicas, cursos de extensão e disciplinas compartilhadas, com certificação emitida por ambas as partes, podendo ainda contar com a participação e cooperação de outras Instituições de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos e do Brasil.

 Além disso a parceria promoverá intercâmbio de estudantes e interessados para estágios em pré-incubadoras, incubadoras e aceleradoras de startups e demais habitats de inovação, bem como em programas e projetos de pesquisa, intercâmbio de metodologias de desenvolvimento de projetos e de empreendimentos inovadores vinculados à pré-incubadora da Unoesc.

Fonte: Ascom Unoesc

Últimas Notícias

Apoiadores
Parceiros