Desafio 3M

O Desafio 

O “Desafio – A Inovação que cola” 3M – INOVALE tem por objetivo a criação de equipes de até cinco participantes para apresentação de protótipos de soluções criados a partir do uso das tecnologias de fixação 3M. 

De forma prática, os participantes desenvolverão protótipos de modelos de produtos (projetos) novos ou que em sua configuração anterior, utilizavam diferentes formas de fixação mecânicas (parafusos, rebites, solda...) e que agora utilizem formas de fixação 3M tais como fita dupla-face, adesivos de contato, adesivos estruturais, dentre outros.

O objetivo do presente desafio é promover uma competição entre equipes e instigar os participantes a pensarem as diferentes formas de aplicação das soluções de fixação 3M no ambiente industrial que oportunizem novas formas de se montar e construir produtos.

Ainda, é objetivo do presente projeto, integrar a comunidade acadêmica e industrial a fim de promover a troca de ideias entre a academia e a indústria. 

RESULTADO FINAL EDIÇÃO 2019 

1º Lugar: Werjen Evolução: Na prática, os participantes trocaram parafusos e soldas de uma estação de tratamento de efluentes, no caso em específico, um tanque misturador de polímeros, por fitas dupla face, cola para adesivo estrutural, selante para vedação e dual-lock para fixação do motorredutor. Os integrantes do grupo são: Deivid Schmidt, Ariane Scolaro, Cleidineia Miotto, Guilherme Pratto e Jonatha Sychoski.

2º Lugar: Bortolini Eletric: A equipe utilizou produtos de fixação da 3M para substituir parafusos no processo de instalação de um sistema fotovoltaico que fica sob as residências. O objetivo é evitar os furos causados pelos parafusos nas coberturas onde as placas são instaladas. Os integrantes do grupo são: Higor Bortolini, Letícia Mascarello, Jéssica Cristina, Gabriel Sauer e Anderlei Bortolini.

3º Lugar: Equipe Odeme: Como uma oportunidade de mercado, a Equipe utilizou materiais 3M na construção de um armário para armazenamento de filamentos para impressoras 3D que necessita manter-se em umidade específica. No projeto, os parafusos e soldas foram substituídos por fitas estruturais, fita espuma e mais alguns materiais utilização, inclusive para a fixação das dobradiças das portas. Fizeram parte da equipe os seguintes integrantes: Mateus Zang, Diego Silva, João Varela e Lucas Haupt.

 

RESULTADO – Primeira Etapa - Finalistas

A Comissão de pré-seleção formada por:

          Adão Eleson Varela e Carlos Vinícius Canani

Avaliou e recomendou as Equipes abaixo elencadas, em ordem alfabética, como finalistas do Desafio 3M Inovale – “A Inovação que cola”.

 

ALM – Campos Novos

Alessandra Borges

Leticia Caroline Moreira da Silva

Montinox

 

Biografix - Joaçaba

Valtuir Gressler

Diego da Silva

Joaçaba

 

Bonato Filial - Joaçaba

Isac Luiz Ribeiro

Leandro Cesa Dozza

 

BORTOLINI ELECTRIC - Herval D’ Oeste

Higor Bortolini

Leticia Mascarello

Jessica Cristina Da Costa De Lima

Gabriel Sauer

Anderlei Bortolini

 

CARDINAL - Joaçaba

Gerson José Ghisleni

Lauri Scheitel

Francisco Anrain Lindner

 

Eficientes da ADM – Campos novos

Cristiano Mendes

Douglas Comin

Luis Antonio Ferrari

 

NMT - Luzerna

Pedro Henrique Gwiggner Serighelli

Ghisana Fedrigo

Cleyton Tcharles Paz

Carlos Alberto dos Santos

Eduardo Tedesco

 

Odeme  - Luzerna

Mateus Zang

Diego Silva

João Varela

Lucas Haupt

 

PosAmbTec - Lages

Matheus Rodrigo Machado

Camila Elis Casaril

 

Werjen Evolução – Joaçaba

Deivid Schmitd

Ariane Cristina Scolaro dos Santos

Cleidineia Miotto

Guilherme Ernesto Pratto

Jonatha Correia Sychoski

 

 

A equipes selecionadas serão contatadas nos próximos dias pelo técnico 3M e representante do Polo Inovale para entrega do material e orientações sobre a execução do projeto.

Parabéns aos finalistas!

Apoiadores
do Projeto

Apoiador - Desafio 3M Apoiador - Desafio 3M Apoiador - Desafio 3M

Apoiadores
Parceiros